Quem utiliza o sistema de transporte público em Fortaleza ganhou um alento ontem. A integração temporal do Bilhete Único entre ônibus e vans teve seu início oficial. Nos veículos e nas paradas, os usuários aprovaram a mudança e a economia de tempo e dinheiro.
Cerca de 348 mil cadastros de Bilhete Único já foram feitos, de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A meta inicial de 300 mil cadastros foi batida ainda no primeiro ano do programa FOTO: NATINHO RODRIGUESA atendente de telemarketing Elisângela Sousa, 35, foi uma das usuárias do transporte alternativo de Fortaleza que ficou animada com a novidade. Ela, que chega a utilizar seis veículos por dia, terá seu tempo de deslocamento e seus gastos reduzidos, ao menos, pela metade. "Eu esperava ansiosa. Todos os dias perguntava quando iria começar. É mais tempo que ganho, mais economia de dinheiro", afirmou, ressaltando que, dentre os benefícios, também estão fugir da lotação dos terminais de ônibus.
A reportagem percorreu diversas rotas no período de duas horas. Do Benfica ao Bairro de Fátima; do Centro à Parangaba; da Serrinha ao Montese. Utilizando um Bilhete Único, a integração foi feita entre os ônibus e vans sem nenhum tipo de problema. "Até o momento está tudo funcionando bem. A maior parte das pessoas já sabia. As que não sabem, fomos orientados a explicar", disse a cobradora de um dos veículos.
Há quem ache também que a iniciativa não é suficiente. O músico Cláudio Leal, 21, questionou o serviço de transporte público na Capital como um todo. Para ele, mais ações são necessárias para alcançar, de fato, um ponto satisfatório aos passageiros. "Acho que qualquer tipo de benefício que tenha no transporte público fica supérfluo quando se vê a qualidade do serviço. O transporte ainda é muito precário, e os colaboradores são mal capacitados. Tudo que há de vir é bem-vindo, mas se botarmos na balança, (a integração) ainda é pouco", comentou.
Economia
O consultor de vendas Fábio Melo, 36, comemorou a economia de tempo e dinheiro que fará com a integração dos ônibus e vans. "Todo dia tenho de gastar com seis passagens, pois os ônibus não faziam integração com as topiques. Agora, vai facilitar muito e vou pagar só três passagens", disse. Apesar de ter aprovado a novidade, Fábio fez questão de destacar os pontos negativos do transporte coletivo na Capital. "O transporte hoje é caótico. Chego a esperar até 50 minutos por um ônibus (na parada). É preciso aumentar a frota e aumentar a fiscalização", opinou.
Já o educador professor Léo, 33, optou por exaltar as qualidades do novo benefício. "Utilizo o transporte público para ir trabalhar e ir à faculdade. E essa integração está aprovada. É uma das melhores coisas já feitas, traz mais praticidade e economia", afirmou, frisando que estava incrédulo quanto ao funcionamento da integração temporal no transporte alternativo. "Só fiz meu Bilhete Único quando soube que daria para fazer integração com as topiques, que são os veículos que eu mais uso", explicou.
Cadastro
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), já foram feitos cerca de 348 mil cadastros de Bilhete Único. A meta inicial da Prefeitura era de 300 mil cadastros, e foi batida ainda no primeiro ano do programa. Onze postos de inscrição serão mantidos de forma definitiva para a população ainda buscar utilizar o benefício.
O Sistema de Transporte Público Complementar foi criado e regulamentado por lei municipal em 1997. Atualmente, são 320 vans operando em 16 linhas da categoria em Fortaleza.
A Etufor destacou que, "com a ampliação do serviço do Bilhete Único, será possível fazer um redesenho do sistema de transporte, otimizando a circulação dos ônibus e linhas do transporte complementar". Ao todo, Fortaleza conta com 275 linhas regulares de ônibus e 26 linhas de corujões, além das vans.
A reportagem percorreu diversas rotas no período de duas horas. Do Benfica ao Bairro de Fátima; do Centro à Parangaba; da Serrinha ao Montese. Utilizando um Bilhete Único, a integração foi feita entre os ônibus e vans sem nenhum tipo de problema. "Até o momento está tudo funcionando bem. A maior parte das pessoas já sabia. As que não sabem, fomos orientados a explicar", disse a cobradora de um dos veículos.
Há quem ache também que a iniciativa não é suficiente. O músico Cláudio Leal, 21, questionou o serviço de transporte público na Capital como um todo. Para ele, mais ações são necessárias para alcançar, de fato, um ponto satisfatório aos passageiros. "Acho que qualquer tipo de benefício que tenha no transporte público fica supérfluo quando se vê a qualidade do serviço. O transporte ainda é muito precário, e os colaboradores são mal capacitados. Tudo que há de vir é bem-vindo, mas se botarmos na balança, (a integração) ainda é pouco", comentou.
Economia
O consultor de vendas Fábio Melo, 36, comemorou a economia de tempo e dinheiro que fará com a integração dos ônibus e vans. "Todo dia tenho de gastar com seis passagens, pois os ônibus não faziam integração com as topiques. Agora, vai facilitar muito e vou pagar só três passagens", disse. Apesar de ter aprovado a novidade, Fábio fez questão de destacar os pontos negativos do transporte coletivo na Capital. "O transporte hoje é caótico. Chego a esperar até 50 minutos por um ônibus (na parada). É preciso aumentar a frota e aumentar a fiscalização", opinou.
Já o educador professor Léo, 33, optou por exaltar as qualidades do novo benefício. "Utilizo o transporte público para ir trabalhar e ir à faculdade. E essa integração está aprovada. É uma das melhores coisas já feitas, traz mais praticidade e economia", afirmou, frisando que estava incrédulo quanto ao funcionamento da integração temporal no transporte alternativo. "Só fiz meu Bilhete Único quando soube que daria para fazer integração com as topiques, que são os veículos que eu mais uso", explicou.
Cadastro
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), já foram feitos cerca de 348 mil cadastros de Bilhete Único. A meta inicial da Prefeitura era de 300 mil cadastros, e foi batida ainda no primeiro ano do programa. Onze postos de inscrição serão mantidos de forma definitiva para a população ainda buscar utilizar o benefício.
O Sistema de Transporte Público Complementar foi criado e regulamentado por lei municipal em 1997. Atualmente, são 320 vans operando em 16 linhas da categoria em Fortaleza.
A Etufor destacou que, "com a ampliação do serviço do Bilhete Único, será possível fazer um redesenho do sistema de transporte, otimizando a circulação dos ônibus e linhas do transporte complementar". Ao todo, Fortaleza conta com 275 linhas regulares de ônibus e 26 linhas de corujões, além das vans.
Fonte: Diário do Nordeste - Publicada em 16/01/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário