sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

74,5% das paradas de ônibus de Fortaleza estão descobertas

O município de Fortaleza conta atualmente com 4.914 paradas para esperar transporte público. Destas, 1.252 possuem cobertura e 3.662 ou 74,5% estão descobertas. São três tipos de pontos para os usuários - os abrigos de concreto, os metálicos e os barretões (placas) -, mas basta andar pelas principais vias da cidade para perceber que boa parte das estruturas não oferece proteção contra o sol e a chuva.
Para a cantora Juliete Carvalho, de 24 anos, a forma como são colocadas as paradas da capital é um reflexo da falta de qualidade do transporte público na cidade. Segundo ela, as paradas parecem ter sido feitas para espera de poucos minutos, mas, com frequência, ela passa 40 minutos sentada esperando ônibus na Av. Washington Soares, próximo ao shopping Iguatemi.

O músico Aliatá Ricelli, de 26 anos, também utiliza o mesma parada que Juliete e, segundo ele, ' essas paradas mais novas não oferecem nenhuma proteção contra o sol, e quando chega a estação chuvosa, as dificuldades aumentam'.
parada de Onibus em frente ao shopping Iguatemi, em Fortaleza (Foto: Thiago Conrado /G1)Parada de ônibus na Av. Washington Soares,
em frente ao shopping Iguatemi.
(Foto: Thiago Conrado/G1)
A estudante Beatriz Miranda, 19 anos, afirma que durante a semana sempre aguarda o ônibus para ir para casa no ponto localizado próximo ao cruzamento da Avenida Washington Soares com a Avenida Coronel Miguel Dias, no Bairro Cocó, e que, além dela, centenas de pessoas utilizam o local diariamente, e ficam longos minutos sob o sol.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), órgão responsável pelo o estudo de elaboração das paradas do transporte público da capital, o número de abrigos do tipo metálico, que contam com bancos e cobertura, está sendo ampliado nas ruas da Fortaleza. Segundo o órgão, a instalação de novos abrigos seguem algumas normas, como, tamanho da calçada, tipo de pavimento, entre outros. A Etufor afirma ainda que, existem locais que não estão aptos para receber as novas armações, por isso permanecem apenas com as placas. Em relação a parada metálica situada na Av. Washington Soares, no Bairro Cocó, o órgão afirma que a variação de localização do sol e, eventualmente, da chuva são inevitáveis.
 
Fonte: G1 Ceará - Publicada em 16/01/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário